COMO EDUCAR NO BRASIL SEM RECURSOS, NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. UMA PROPOSTA DE ECONOMIZAR RECURSOS PÚBLICOS, E OBTER UMA GRANDE MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO AOS BRASILEIROS.

COMO EDUCAR NO BRASIL SEM RECURSOS, NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. UMA PROPOSTA DE ECONOMIZAR RECURSOS PÚBLICOS, E OBTER UMA GRANDE MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO AOS BRASILEIROS.

I – Introdução.

Saiba como, através deste rápido comentário e uso de programas que são empregados no cotidiano das escolas, ora na parte administrativa, ora nas bibliotecas, ora nos programas e editores de textos utilizados por professores e alunos.

Não estaremos propondo discussões sobre as grades curriculares, as políticas educacionais no Brasil, bem como, o MEC – Ministério de Educação e Cultura provêm em normas educacionais.

Não somos especialistas em educação, ou seja, somos profissionais e alunos que precisam através da educação, receber conteúdos novos que nos possibilitem melhorar nossa forma de aprendizado, sendo o conteúdo entendido e compreendido pelos alunos em geral.

O artigo apresenta uma das maneiras e áreas, que poderemos adotar para gerar conhecimento, tecnologias, e integrar milhões de jovens estudantes em projetos muito importantes e significativos para o futuro profissional, sem que com isso, seja necessário disponibilizar bilhões de reais em novos recursos.

Nossa proposta visa ensinar a ensinar. Ou seja, transmitir o que se sabe para aqueles que ainda não sabem, bem como, aprender com outros que sabem mais e estão em estágio avançado, numa progressão contínua de aprendizado e comportamento social, onde o compartilhamento de informações e aprendizados irá produzir saberes e conhecimentos totalmente inesperados nas atuais grades de ensino fundamental e médio no Brasil.

São projetos de educação, que educam aprendendo e fazendo novas coisas, inventando possibilidades, soltando a criatividade dos alunos envolvidos bem como, os conhecimentos tecnológicos já disponíveis para suportar e alicerçar os conteúdos e aprendizados.

No nosso exemplo, utilizamos os conceitos sobre o Software Livre, que somente foi possível através da integração de milhares de pessoas, integradas e conectadas em diversos países, porém todos buscando novos modelos, novos programas e desenvolvimento de soluções e sistemas.

A intenção é demonstrar que podemos fazer algo muito semelhante no Brasil, que possui dimensões continentais, e sua população dispersa em todo o território. Temos alguns atrasos tecnológicos e disponibilidade de comunicação em várias áreas do território brasileiro, que poderão ser estudadas e resolvidas também pelo projeto proposto de Software Livre.

A partir deste momento, passaremos a demonstrar o conteúdo a que nos propusemos, bem como, poderemos utilizar essas ferramentas para ajudar na melhoria da educação no Brasil, com mínimos recursos e com ótimos resultados no final do processo inicial de aprendizado.

OpenOFFICEmath free

Dizemos processo inicial de aprendizado, a todo procedimento educativo que transmite conhecimento e saberes a alunos em qualquer etapa do ensino que estejam cursando. Porém, devido à dinâmica extraordinária de novas tecnologias e inovações a níveis de máquinas e computadores, “computer machine” – são necessários esforços na continuação da educação e aprendizados visando sempre buscar novas soluções e tecnologias, soluções e inovações para garantir que sistemas complexos seja operado por soluções do projeto Software Livre.

II – Definições básicas do Software Livre no Brasil.

  1. História do software livre no Brasil

Em 1993, o professor do IME-USP, Marco Dimas Gubitoso (Gubi), foi primeiro a instalar o GNU/Linux na USP, possivelmente o primeiro em uma universidade brasileira. Gubi é o primeiro brasileiro a se cadastrar no Linux Counter (número 2393).

Portanto, vamos começar a contar a história do GNU/Linux e do software livre a partir desse ponto. A chegada do GNU/Linux à USP ocorreu quando o também professor da USP, Arnaldo Mandel, baixou o código-fonte do GNU/Linux e deixou em um dos servidores do departamento para quem quisesse experimentar.

Na época, os professores e pesquisadores do IME-USP utilizavam o sistema SunOS, posteriormente chamado de Solaris, sistema restrito, nas estações de trabalho Sparc da Sun Microsystems. A distribuição instalada por Gubi foi a SoftLandinga (SLS), precursora da Slackware, usando disquetes de 3.5″, em um 386sx com 4MB de RAM e 40MB de disco. Depois disso, ele enviou um e-mail para algumas pessoas do departamento contando a sua experiência com o GNU/Linux.

Após seu relato, alguns professores da USP aderiram ao GNU/Linux, entre eles o professor Imre Simon, um dos pioneiros e um dos mais importantes líderes na área de ciência da computação no país.

Imre tornou-se um grande divulgador e incentivador de formas abertas de compartilhamento e produção de conhecimento. Percorreu o país proferindo palestras e ministrando cursos e fundou a incubadora de conteúdos da FAPESP.

Ainda no primeiro semestre de 1993, um dos orientados de mestrado de Arnaldo Mandel, Fabio Kon, decide fazer seu mestrado na área de sistemas de arquivos distribuídos. Para tanto, desenvolve seu protótipo de uma extensão do NFS utilizando Leases fazendo alterações tanto no núcleo do Linux quanto no seu servidor NFS, tornando-se possivelmente o primeiro brasileiro a programar dentro do kernel do Linux.

Gubi começou a divulgar o GNU/Linux para os alunos de ciência da computação, dizendo que ele era uma versão do famoso sistema Unix que finalmente poderia ser utilizado em larga escala dentro das universidades brasileiras.

Posteriormente, o IME-USP chegou a importar vários CDs de instalação para distribuir no instituto. Essa promoção e utilização do GNU/Linux dentro do IME-USP motivou em 1994, dois alunos de ciência da computação da USP, Félix Almeida e Adriano Rodrigues, a montarem um grupo de usuários GNU/Linux.

Em 1995, eles fundaram a rede Linux do IME. Provavelmente, a primeira dentro de uma universidade brasileira, e que até hoje está em funcionamento, ainda sendo administrada por alunos do IME-USP.

A cultura do software livre na USP fez com que vários projetos criados fossem liberados sob licenças livres nos anos seguintes. Como uma consequência desse processo, o Departamento de Ciência da Computação aprovou oficialmente a criação do Centro de Competência em Software Livre da USP (CCSL), em 2008. O objetivo do CCSL-USP é incentivar a pesquisa, o ensino, o desenvolvimento e o uso do software livre/aberto dentro e fora da universidade.

OpenOFFICECalc Free

O marco da expansão do software livre no Brasil é a fundação da Conectiva, no estado do Paraná, que foi a primeira empresa brasileira a comercializar e oferecer suporte para uma versão em português do Brasil de uma distribuição Linux.

Uma década depois, a Conectiva foi comprada pela francesa MandrakeSoft, tornando-se a Mandriva. A outra parte dessa história, muito importante, foi quando funcionários de órgãos públicos de tecnologia da informação do estado do Rio Grande do Sul, alguns deles também ligados aos movimentos sindicais daquele estado, transbordaram a questão do software livre do meio técnico e fundaram o Projeto Software Livre do Rio Grande do Sul e Brasil em 1999.

O mesmo grupo, em 2003, fundou a Associação Software Livre, uma ONG para a promoção do software livre no Brasil. Dessa forma, o movimento do software livre no Brasil começou a crescer, em especial, impulsionado pelas edições do Fórum Internacional de Software Livre (FISL), que, desde 2000, ocorre todos os anos na cidade de Porto alegre.

O FISL trouxe ao Brasil os grandes protagonistas da história do software livre, entre eles, Richard Stallman, Eric Raymond e John “MadDog” Hall (presidente da Linux international).

A partir do início dos anos 2000, o Brasil passou a ter uma papel fundamental no desenvolvimento, disseminação e como caso de uso e adoção de software livre no mundo.

Em 2001, o brasileiro Marcelo Tosatti, com 18 anos, desenvolvedor da Conectiva, foi escolhido por Linus Torvalds como mantenedor oficial da versão 2.4 do núcleo do Linux.

Em 2003, a Presidência da República publica um decreto que institui comitês técnicos para a adoção do software livre em todos os órgãos/instituições do Governo Brasileiro. Isso, somando ao fato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e membros do seu governo, como o então presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Sérgio Amadeu da Silveira, adotarem uma forte posição a favor do software livre voltou os olhos da comunidade mundial para o Brasil.

Mais tarde, a partir de 2006, o Brasil torna-se um dos protagonistas na implementação de projetos pilotos para uso do OLPC, do MIT. Entretanto, até hoje, os computadores XO não foram adotados em larga escala no Brasil por uma questão de interferência de interesse de empresas, que vislumbram no projeto OLPC seus interesses comerciais.

Em 2007, o middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital, Ginga, desenvolvido pela equipe de Luiz Fernando Gomes Soares da PUC-Rio e de Guido Lemos da UFPB é liberado sob licença GPL.

Para muitos da comunidade brasileira, naquele momento, o Ginga torna-se o principal software livre desenvolvido no Brasil. Em 2009, a linguagem NCL e o Ginga-NCL, criadas para oferecer interatividade em sistemas de TV Digital, foram aprovados como padrão pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão de padronização e regulamentação em telecomunicações ligado às Nações Unidas.

Em outubro de 2008, com a liderança do CCSL-USP e do projeto europeu QualiPSo, é fundada a rede internacional de centros de competência em software livre e o CCSL-USP é o primeiro centro a integrar essa rede.

A rede lança o Manifesto for FLOSS Competence Centers (www.flosscc.org/manifesto).

Anualmente, desde 2008, o governo federal, através do SERPRO, promove em Brasília o Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (CONSEGI) reunindo milhares de profissionais de órgãos públicos e privados, políticos, cientistas, educadores e estudantes para vários dias de palestras, workshops, cursos, mesas redondas e outros eventos sobre software livre e assuntos relacionados.

Por fim, outro simbólico acontecimento para a comunidade software livre brasileira, ocorre no FISL de 2009, quando o presidente Lula, acompanhado da então Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, torna-se o primeiro presidente do mundo a visitar e discursar em um evento de uma comunidade de software livre. Lula e Dilma exaltaram a escolha e as ações do governo em prol do software livre, bem como reafirmaram os compromissos das políticas a favor do software e da cultura livre.

Isso deu um grande ânimo e euforia para a comunidade brasileira iniciar uma nova década de transformação no país, através do software livre.

  1. Linha do Tempo

1993: GNU/Linux é instalado e adotado por alguns professores da USP tanto como ferramenta de uso diário quanto como objeto de pesquisa.

1995: Criado a rede GNU/Linux do IME-USP; Nasce a Conectiva.

1999: Surge o Projeto Software Livre Brasil (PSL-BR); O Deputado Federal do estado da Bahia, Walter Pinheiro, cria um projeto que trata a obrigatoriedade dos órgãos da administração publica brasileiros a utilizarem software com código aberto.

2000: Acontece o primeiro Fórum Internacional Software Livre (FISL), tendo Richard Stallman como principal convidado; Participantes nacionais incluem nomes como Imre Simon e Sérgio Amadeu; Dataprev libera o Cacic, primeiro software livre produzido pelo governo brasileiro.

2001: Marcelo Tosatti é escolhido para ser o mantenedor do núcleo do Linux.

2002: Prefeitura Municipal de Porto Alegre sanciona a Lei 8.881, de 17 de janeiro de 2002, que dá preferência ao uso de software livre na administração pública municipal.

2002: Governo do Estado do Rio Grande do Sul sanciona a Lei nº 11.871, de 19 de dezembro de 2002, que dá preferência ao uso de software livre na administração pública estadual.

2003: Governo do Estado do Paraná lança programa de Software Livre, no Canal da Música, Rede TV Educativa, em 27 de maio de 2003.

2003: Governador do Paraná, Roberto Requião, sanciona a Lei 14058, em 24 de junho de 2003, Software Livre.

2003: Governador do Paraná, Roberto Requião, sanciona a Lei 14195 – 12 de Novembro de 2003, Sistema Operacional Código Aberto.

2003: Governo brasileiro publica decreto em prol da adoção do software livre em todo os órgãos do governo brasileiro; Criada a ONG ASL.org.

2005: CCSL-IME-USP (Centro de Competência em Software Livre do IME-USP) é aprovado como projeto apoiado pela FINEP e USP anuncia sua criação.

2006: Corretor Gramatical CoGrOO é lançado e ajuda o (OpenOffice.org Writer) na briga contra o Microsoft Word no Brasil; Pilotos do projeto OLPC começam a ser realizados no Brasil; Fundada a cooperativa de tecnologias livres (Colivre), na Bahia, que mais tarde criaria o software livre para redes sociais e economia solidária — Noosfero.

2007: Linguagem NCL e ambiente Ginga-NCL são liberado também sob licença GPL; Criado o Portal do Software Público Brasileiro.

2007: Governador do Paraná, Roberto Requião, sanciona a primeira lei brasileira de Padrões Abertos de Documentos (ODF Open Document Format), em 18 de dezembro de 2007 a Lei 15742/2007.

2008: Câmara dos Deputados, através do Deputado Federal Paulo Teixeira – PT-SP, protocola o Projeto de Lei sobre Padrões Abertos de Documentos (ODF Open Document Format), em 25 de Março de 2008 o Projeto de Lei 3070/2008.

2008: A Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, publica em 12 de maio de 2008 a norma brasileira sobre Padrões Abertos de Documentos, a ABNT NBR ISO/IEC 26300.

2008: Governo Federal define a contratação e uso de Software Livre via instrução normativa.

2008: Governo Federal, juntamente com outros países, emite a Declaração CONSEGI durante este evento, criticando a ISO/IEC e desconsiderando que padrões ISO sejam automaticamente válidos para uso governamental.[2]

2009: O CCSL-USP é admitido como um dos centros do projeto QualiPSo; Durante a 10ª edição do FISL (FISL10), o Projeto Software Livre Brasil lança sua rede social, usando a plataforma brasileira Noosfero; No FISL10, o Presidente Lula e Dilma Rousseff, Ministra-Chefe da Casa Civil, fazem discursos históricos apoiando e defendendo o software livre no Brasil.

2010: 11ª edição do Fórum Internacional Software Livre, o FISL11.

2011: 12ª edição do Fórum Internacional Software Livre, o FISL12.

2012: 13ª edição do Fórum Internacional Software Livre, o FISL13.

2013: 14ª edição do Fórum Internacional Software Livre, o FISL14.

2014: 15ª edição do Fórum Internacional Software Livre, o FISL15.

2015: 16ª edição do Fórum Internacional Software Livre, o FISL16.

2016: 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre, o FISL17.

Referências

Ver também

História do software livre

Software Livre

Software livre nos governos#Brasil

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_software_livre_no_Brasil

cropped-logo-engefrom

III – Utilizando o Software Livre na Educação nas escolas no Brasil.

A programação de softwares, suas criações, e distribuição deverão ser realizadas por aprendizados junto à escola brasileira. Ou seja, o aprendizado de computação na escola, em fases do ensino fundamental, ensino médio, escolas técnicas deverá ser incentivado e ensino o SOFTWARE LIVRE.

Desenvolver novos programas e aplicativos deverá ser comum no Brasil, e com nossa criatividade poderemos desenvolver programas com aplicações e soluções para vários setores de nossa nação, como aplicação em questões de transportes, saúde, saneamento, produção agrícola, geoprocessamento, gestão das cidades, gestão administrativa, comunicação, produção de vídeos e mídias em geral.

A filosofia do SOFTWARE LIVRE que conheci em 2002 na UFSCar, vinha de acordo com nossas dificuldades de recursos em obter software como AUTOCAD ©  e versões de outros programas para o ensino da engenharia civil, dentre outras áreas do conhecimento na universidade.

IV – A importância de desenvolvimento de software livre abrange dois grandes aspectos:

I – Desenvolver programação junto aos alunos, fazê-los compreender a programar e pensar em análise de sistemas de maneira precoce, para que o aluno seja estimulado a procurar criar programas em primeiro momento, em procedimento de aprendizado, estudos, e conhecimento e apropriação de informações técnicas, bibliotecas de códigos ASC, sistemas operacionais existentes, livres etc.

II – GRANDE ECONOMIA DE RECURSOS PÚBLICOS nas escolas brasileiras em todos os níveis de ensino, ou seja, não irão ser gastos bilhões de reais para a compra e manutenção de licenças para programas pagos (privados).

 O Software Livre apresenta o chamado CÓDIGO FONTE aberto, ou seja, qualquer aluno poderá copiar; modificar, melhorar e distribuir para seus amigos, para sua sala de aula, para sua escola, e para os educadores em geral.

Assim, provemos as escolas de aulas intuitivas, criativas, oferecendo aos alunos uma grande oportunidade de aprendizado em criar programas e softwares de maneira livre, com inovações e oferecendo a criatividade nas escolas, estimulando o corpo discente e o corpo docente.

95_010837_logotipo engefrom
https://engefromengenharia2018.wordpress.com/

Ainda, a grande economia em recursos públicos na compra de licenças e programas pagos, como exemplo, editores de texto pagos – WORD – e substituí-los por software livre, no caso e como exemplo eu utilizo o WRITE que substituiu o WORD, e me dá a oportunidade de como usuário, escrever meus textos de maneira fácil e grátis.

E ainda, se tiver interesse em meu desenvolvimento como programador, em melhorar e adaptar uma versão que venha a melhorar a aplicação e uso de maneira FREE – GRATUITA – sem ônus para os alunos e escolas.

Embora, devo ressaltar que a tradução da palavra inglesa “FREE” pode ser livre, quanto gratuito. Muitos softwares livres apresentam pequenos custos para a manutenção do projeto, cobrança de revistas, discos, para o caixa da fundação do software livre.

O vídeo é do criador do SOFTWARE LIVRE, está legendado em português, e ele explica qual a importância das ESCOLAS no caso, brasileiras, adotarem e ensinarem seus alunos e corpo administrativo, ao uso do SOFTWARE LIVRE.

TRAVESSIA ESGOTOS PV COTIA

Vale a pena assistir e entender qual o caminho real para redução de custos nas escolas, e melhoria na qualidade de ensino de MATEMÁTICA, RACIOCÍNIO LÓGICO, ALGORITIMOS, FUNÇÕES, Português, textos, etc.

VAMOS EXPERIMENTAR ADOTAR NA GRADE CURRICULAR o software livre como método de ensino em programação básica, e desenvolvimento do ensino de nossos jovens brasileiros.

Que tal?

É totalmente viável e interessante.

Apenas não teremos mais licitações dirigidas e pilantras.

V – Comunidades, ONG, grupos, sites e associações para o SOFTWARE LIVRE.

Convidamos o leitor para que acesse nosso artigo específico que cita as diversas comunidades existentes e grupos de pessoas, que defendem o SOFTWARE LIVRE em qualquer situação.

Porém, nesta mesma publicação, estamos selecionando os melhores programas Livres para as plataformas operacionais do WINDOWS.  Os links e programas são organizados para facilitar a busca pelo programa específico.

Ainda, as cópias são livres, e poderão ser instaladas em vários computadores, e ainda disponibilizadas para com amigos, escolas, etc.

OpenOFFICECalc Free

VI – Os melhores programas Windows Free (Livres e Grátis) para Download

Se você precisa de algum programa para alguma utilidade especifica e não quer pagar por um software ou sistema pago e nem licenças, listo aqui mais de 200 aplicações grátis (free) e sem limitações que ajudarão a resolver seus problemas.

Apesar de serem gratuitos, estes programas cumprem muito bem o seu papel e alguns são até melhores, em vários aspectos, do que os programas do mesmo gênero pago.

A maioria dos programas é para o sistema operacional Windows, mas existem também versões para Linux.

Gráficos 3D:
3Delight Free – http://www.3delight.com/index.htm
Anim8or – http://www.anim8or.com/
Aqsis – http://www.aqsis.com/
Blender – http://www.blender3d.org/
gmax – http://www.discreet.com/products/gmax/
Houdini (Free Edition) – http://www.sidefx.com/apprentice/index.html
Maya Personal Learning Ed. – http://www.alias.com/eng/products-se…maya_ple.shtml
Now3D – http://digilander.libero.it/giulios/Eng/homepage.htm
OpenFX – http://www.openfx.org
SOFTIMAGE|XSI EXP – http://www.softimage.com/products/exp/v3/
Terragen – http://www.planetside.co.uk/terragen/
Toxic – http://www.toxicengine.org/
Wings 3D – http://www.wings3d.com/

Anti-Virus:
AntiVir – http://www.free-av.com/
Avast – http://www.avast.com/i_idt_1018.html
AVG – http://www.grisoft.com/
ClamWin – http://www.clamwin.com/

Anti Spyware:
Ad-aware – http://www.lavasoft.de/software/adaware/
Bazooka –   http://www.kephyr.com/spywarescanner/index.html
Diet K –      http://www.dietk.com/
SpyBot Search & Destroy – http://spybot.safer-networking.de/
SpywareBlaster – http://www.javacoolsoftware.com/spywareblaster.html
SpywareGuard –  http://www.wilderssecurity.net/spywareguard.html
WinPatrol –          http://www.winpatrol.com/

Clientes IRC
BersIRC – http://www.bersirc.com/
BitchX – http://bitchx.org/download.php
HydraIRC – http://www.hydrairc.com/
TinyIRC – http://www.tinyirc.net/
XChat – http://www.silverex.org/news/

Players de aúdio (música)
1by1 – http://www.rz.uni-frankfurt.de/~pesch
Billy – http://www.sheepfriends.com/?page=billy
CoolPlayer – http://coolplayer.sourceforge.net/
DeliPlayer. http://www.deliplayer.com/
Foobar 2000 – http://www.foobar2000.org/
iTunes – http://www.apple.com/itunes/
Jet Audio Basic – http://www.jetaudio.com/
Musik – http://musik.berlios.de/
QCD Player – http://www.quinnware.com/
Sonique – http://sonique.lycos.com/
Winamp – http://www.winamp.com/
XMPlay – http://www.un4seen.com/xmplay.html

Ferramentas para aúdio (música)
Audacity – http://audacity.sourceforge.net/
CDex – http://cdexos.sourceforge.net/
dBpowerAMP Music Converter – http://www.dbpoweramp.com/dmc.htm
EAC – http://www.exactaudiocopy.de/
Encounter 2003 – http://www.waschbusch.com/
GermaniXEncoder – http://www.germanixsoft.de/
K-MP3 – http://www.katarncorp.com/
KraMixer – http://www.kramware.com/
MP3 Book Helper – http://mp3bookhelper.sourceforge.net/
MP3 Tag – http://www.mp3tag.de/
mp3DirectCut – http://www.rz.uni-frankfurt.de/~pesch/
MP3Gain – http://www.geocities.com/mp3gain/
mp3Trim – http://www.logiccell.com/~mp3trim/
MusicBrainz – http://musicbrainz.org/
Rarewares – http://rarewares.hydrogenaudio.org/
SoundEngine Free – http://www.cycleof5th.com/en/index.htm
TagScanner – http://xdev.narod.ru/tagscan_e.htm
The GodFather – http://users.otenet.gr/~jtcliper/tgf/

Gravadores de CD/DVD
Burn4Free –     http://www.burn4free.com/
Burnatonce –    http://www.burnatonce.com/
CDBurnerXP – http://hem.bredband.net/cdburnerxp/
CDRDAO – http://cdrdao.sourceforge.net/
CDR Tools Frontend – http://demosten.com/cdrfe/
Deepburner – http://www.deepburner.com/
DVD Decrypter: http://www.dvddecrypter.com/
Easy Burning, DropCD & Audio CD – http://www.paehl.de/cdr

Compressão e Descompressão (ZIP)
7-zip –         http://www.7-zip.org/
bzip2 –        http://sources.redhat.com/bzip2/index.html
ExtractNow – http://www.extractnow.com/
FilZip        – http://www.filzip.com/
IZArc –         http://www.florida.plus.com/izarc/
QuickZip –   http://www.quickzip.org/
TUGZip –     http://www.tugzip.com/
UPX –           http://upx.sourceforge.net/
Zip&Go –     http://www.handybits.com/zipngo.htm
Zipgenius –   http://www.zipgenius.it/

Desfragmentadores
DIRMS & Buzzsaw – http://www.dirms.com/
OpenVMS – http://www.execsoft.com/freeware/freeware.asp

Acessórios para desktop:
AveDesk – http://www.aqua-soft.org/board/showthread.php?t=17372
CursorXP – http://www.stardock.com/products/cursorxp/download.html
Kapsules – http://kapsules.shellscape.org/
MobyDock – http://www.mobydock.com/
Panorama – http://www.ivory.org/panorama.html
Rainlendar – http://www.ipi.fi/~rainy/index.php?p…ect=rainlendar
Samurize – http://www.samurize.com/
tclock2 – http://home.inreach.com/2tone/tclock2/tclock2.htm
Weather Watcher – http://www.singerscreations.com/

Gerenciadores de Download
Free Download Manager – http://www.freedownloadmanager.org/
Fresh Download – http://www.freshdevices.com/freshdown.html
Star Downloader – http://www.stardownloader.com/downloads.php
wackget – http://millweed.com/projects/wackget/
wget – http://xoomer.virgilio.it/hherold/

Segurança de dados e criptografia
Axcrypt –   http://axcrypt.sourceforge.net/
Blowfish Advanced CS- http://web.bsn.ch/lasse/bfacs.htm
Eraser –  http://www.heidi.ie/eraser/default.php
File Shredder –  http://www.sys-shield.com/fileshredder.htm
KeePass –  http://keepass.sourceforge.net/
GnuPG –  http://www.gnupg.org/
PGP Freeware –  http://www.pgp.com/products/freeware.html
WindowsCleaner –  http://www.winnowsoft.com/internet-eraser.htm

Gerenciadores de arquivos
2xExplorer –     http://netez.com/2xExplorer/
A43 –                http://www.shawneelink.net/~bgmiller/
ExplorerXP –    http://www.explorerxp.com
Gyula’s Navigator – http://www.wanari.com/
JExplorer –        http://home.megapass.co.kr/~woosjung/
MeeSoft Commander – http://meesoft.logicnet.dk/

Reparadores e recuperadores de arquivos
PC Inspector File Recovery – http://www.pcinspector.de/file_recovery/UK/welcome.htm

Firewall
Kerio (Kerio Personal Firewall is FREE for home and personal use) – http://www.kerio.com/kpf_home.html
Outpost Firewall (version 1 is free) – http://www.agnitum.com/download/outpost1.html
Sygate (FREE for personal use) – http://smb.sygate.com/products/spf_standard.htm
Zonealarm Basic firewall – http://www.zonelabs.com/store/conten…eeDownload.jsp

Clientes FTP
CoreFTP –   http://www.coreftp.com/
Filezilla –     http://sourceforge.net/projects/filezilla
miFiles –      http://www.simdata.com.au/mifiles.html
SmartFTP –  http://www.smartftp.com/

Servidores FTP
FileZilla – http://filezilla.sourceforge.net/
Golden FTP Server – http://www.goldenftpserver.com
GuildFTPD – http://www.totalshareware.com/asp/de…plication=8334
Quick ‘n Easy FTP Server – http://www.pablovandermeer.nl/ftp_server.html
SlimFTPd – http://www.whitsoftdev.com/slimftpd
WarFTPD – http://www.jgaa.com/

Editores HTML
1st page 2000 –    http://www.evrsoft.com/download.shtml
AceHTML –        http://freeware.acehtml.com/download.html
Aracnophilia –     http://www.arachnoid.com/arachnophilia/
HTML-Kit –        http://www.chami.com/html-kit/
NVU –                 http://www.nvu.com/index.html
Selida –                http://www.amaryllis.8m.com/
Trellian webPAGE – http://webpage.vendercom.com/
TSW WebCoder – http://www.tsware.net/

Visualizadores e gerenciadores de imagens
Ahaview –       http://www.aha-soft.com/ahaview/ahaviewfree.exe
Irfanview –      http://www.irfanview.com/
Picasa –           http://www.picasa.com/content/download.php
SlowView –     http://www.slowview.at/
XNView –       http://www.xnview.com/

Mensageiros Instantâneos
Gaim –              http://gaim.sourceforge.net/
IM2:                 http://www.im2.com
Miranda IM –    http://www.miranda-im.org/
Pandion –          http://www.pandion.be/
PSI –                 http://psi.affinix.com/
SIM –                http://sim-icq.sourceforge.net/
Trillian Basic – http://trillian.cc/downloads

Front-ends para internet explorer
Avantbrowser –          http://www.avantbrowser.com/
Maxthon –                   http://www.maxthon.com/
SlimBrowser –             http://www.flashpeak.com/sbrowser/sbrowser.htm

Programas de E-mails
Foxmail –              http://fox.foxmail.com.cn/english/
i.Scribe –               http://www.memecode.com/
Mahogany Mail –  http://mahogany.sourceforge.net/
Pegasus Mail –      http://www.pmail.com/
PopTray –              http://www.poptray.org/
Thunderbird –        http://www.mozilla.org/projects/thunderbird/

Programas anti-spam
K9 –                       http://www.keir.net/k9.html
MailWasher-         http://www.mailwasher.net/
POPFile –              http://popfile.sourceforge.net/
SpamBayes –         http://spambayes.sourceforge.net/

Ferramentas de rede
CMDTime NTP Utility – http://www.softshape.com/download/
Ethereal Protocol Analyzer – http://www.ethereal.com/
NetMeter – http://readerror.gmxhome.de/
NetProfiles – http://netprofiles.danielmilner.com/
NMap – http://www.insecure.org/nmap/
Ntop – http://www.ntop.org
PingPlotter – http://www.pingplotter.com
PuTTY – http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty
RAS Graph & Stats – http://forum.flashfxp.com/showthread…&threadid=2400
RealVNC – http://www.realvnc.com/
TightVNC – http://www.tightvnc.org/
UltraVNC – http://ultravnc.sourceforge.net/
WinSCP – http://www.winscp.com/

Suite de escritório (office)
602PC Suite free edition –    http://www.software602.com/products/pcs/download.html
AbiWord –                            http://www.abiword.com/
OpenOffice.org –                  http://www.openoffice.org/

Gerenciadores de partição
Partition Resizer – http://zeleps.com/
Ranish Partition Manager – http://www.ranish.com/part/
TestDisk – http://www.cgsecurity.org/index.html?testdisk.html

Visualizadores e utilitários PDF
Free PDF –                   http://www.webxd.com/zipguy/frpdfdl.htm
Ghostscript/GSView – http://www.ghostscript.com/
PDF 995 –              http://www.pdf995.com/
PDFCreator –               http://sourceforge.net/projects/pdfcreator/
PrimoPDF –                 http://www.primopdf.com/

Design de imagem e manipulação de fotos
ColorPic –        http://www.iconico.com/colorpic/
Paint .NET –    http://www.eecs.wsu.edu/paint.net/
Pixia –              http://www.ab.wakwak.com/~knight/
Pixie –              http://www.nattyware.com/pixie.html
PhotoFiltre –    http://www.photofiltre.com/
Sodiodi –         http://www.sodipodi.com/
The Gimp –     http://www.gimp.org/
Tuxpaint –       http://www.newbreedsoftware.com/tuxpaint

Programação
ActivePerl –           http://www.activestate.com/Products/ActivePerl
Crimson Editor –    http://www.crimsoneditor.com/
Context –                http://www.context.cx/
Dev C++ –              http://www.bloodshed.net/
Dev Pascal –           http://www.bloodshed.net/
Digital Mars C++ – http://www.digitalmars.com/download/freecompiler.html
Eclipse –                  http://www.eclipse.org/
ExamDiff –              http://www.prestosoft.com/ps.asp?page=edp_examdiff
Freepascal –             http://www.freepascal.org/
JCreator LE –           http://www.jcreator.com/download.htm
jEdit –                       http://www.jedit.org/
Notepad++ –             http://notepad-plus.sourceforge.net/uk/site.htm
Notepad2 –               http://www.flos-freeware.ch/
Pelles C –                  http://www.smorgasbordet.com/pellesc/index.htm
PHP Hypertext Parser – http://www.php.net/
PSPad –                     http://www.pspad.com/
Python –                    http://www.python.org/
Ruby –                       http://www.dm4lab.to/~usa/ruby/index_en.html
SharpDevelop –         http://www.icsharpcode.net/opensource/sd/

Bloqueadores de POP-up
Google Toolbar –        http://www.google.com/
NoAds –                     http://www.southbaypc.com/NoAds/
PopUp Stopper –        http://www.panicware.com/product_psfree.html
Privoxy –                     http://www.privoxy.org/
Proxomitron –             http://www.proxomitron.info/

Leitores RSS
Ablion –    http://www.fileheaven.com/Abilon/download/14059.htm
RSSOwl – http://www.rssowl.org/

Monitoramento e informações do sistema
CPU-Z –                     http://www.cpuid.com/cpuz.php
Everest –                     http://www.lavalys.com/products/over…ng=en&pageid=1
Gkrellm –                    http://bill.nalens.com/
Motherboard monitor – http://www.majorgeeks.com/download.php?det=311
SpeedFan –                 http://www.almico.com/speedfan.php
Sysmetrix –                 http://www.xymantix.com
WCPUID –                 http://hp.vector.co.jp/authors/VA002…/download.html

Codecs de vídeo
DivX Codec –                        http://www.divx.com/divx/?src=toptab…rom_/index.php
FFDSHOW –              http://sourceforge.net/projects/ffdshow
XviD –                        http://www.xvid.org/

Players de vídeo
BsPlayer –                   http://www.bsplayer.org/
Crystal Player –           http://www.crystalplayer.com/index.php?page=downloads
Cygwin MPlayer –      http://armory.nicewarrior.org/projects/cygmp/
DivX Player –                         http://www.divx.com/
MaximusDVD –         http://www.maximusdvd.com/
Media Player Classic http://sourceforge.net/project/showf…group_id=82303
VideoLan –                 http://www.videolan.org/

Ferramentas para vídeo
DVD Shrink –             http://www.dvdshrink.org/
DScaler –                    http://deinterlace.sourceforge.net/
FlasKMPEG –            http://www.flaskmpeg.net
GSpot –                       http://www.headbands.com/gspot/
VirtualDub –               http://www.virtualdub.org/
VirtualDubMod –       http://sourceforge.net/project/showf…group_id=65889
Zwei-Stein Video Editor – http://www.thugsatbay.com/software/index.html

Navegadores
Firefox –          http://www.getfirefox.com
K-Meleon –     http://kmeleon.sourceforge.net/
Mozilla –         http://www.mozilla.org/
Netscape –       http://channels.netscape.com/ns/browsers/default.jsp

Servidores web
Abyss –           http://abyss.sourceforge.net/
Apache –         http://httpd.apache.org/
Sambar –         http://www.sambar.com/
Savant –          http://savant.sourceforge.net/
SimpleServer:WWW – http://www.analogx.com/contents/down…work/sswww.htm
TinyWeb –       http://www.ritlabs.com/tinyweb/index.html

Software para webcam
booruWebCam –          http://www.booru.net/
Pryme –                       http://www.hilo.dk/pryme/

Utilitário Checksum
fsum –             http://www.slavasoft.com/fsum/
hksfv –            http://www.big-o-software.com/products/hksfv/
md5sum –        http://www.etree.org/md5com.html
md5summer – http://www.md5summer.org/

Utilidades gerais e outras aplicações
AnalogX –       http://www.analogx.com/
AppRocket –   http://www.candylabs.com/approcket/
Celestia –         http://www.shatters.net/celestia
CCleaner –     http://www.ccleaner.com
Cygwin –         http://www.cygwin.com
Dirkey –          http://www.protonfx.com/dirkey/
EditPad Lite – http://www.editpadpro.com/editpadlite.html
HTTrack –       http://www.httrack.com/
Inno Setup –    http://www.jrsoftware.org/isinfo.php
Memtest-86 – http://www.memtest86.com
MWSnap         http://www.mirekw.com/winfreeware/mwsnap.html
NetTime –       http://nettime.sourceforge.net
Nullsoft Installer – http://www.nullsoft.com/free/nsis
Peerguardian – http://xs.tech.nu/
QuickSFV –    http://www.geocities.com/SiliconValley/Mouse/4668/
png2ico –         http://winterdrache.de/freeware/png2ico
Stickies –         http://finiteloop.org/~btaylor/software/stickies/
Sysinternals – http://www.sysinternals.com/
Toolbox –        http://www.sil.org/computing/toolbox/
TuneXP –        http://www.driverheaven.net/dforce/s…?doc=txp_about
Turbo Pad –     http://turbopad.sourceforge.net/
Vim –              http://vim.sourceforge.net

logo_engefrom
https://engefrom.webnode.com/

Fonte: Lista dos melhores programas livres e gratuitos para download baixar http://www.dicasparacomputador.com/os-melhores-programas-para-windows-de-graca-baixar-download#ixzz5Py83cRvf

Obrigado pela atenção!

Engº José Antonio Gonçalves .’.

ENGEFROM ENGENHARIA.

Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, BRASIL.

Link para o acesso ao vídeo;

http://audio-video.gnu.org/video/rms-education-es-high-sub.pt-br.ogv

Obs. a extensão do arquivo está em *.ogv (que é a extensão de vídeo produzido através de software livre). Sugerimos utilizar o navegador MOZILLA (software livre) que irá conseguir abrir o vídeo, e assistí-lo. O navegador Mozilla, é livre para uso em qualquer máquina e em qualquer sistema operacional. Os participantes do projeto convidam você a realizar doações de recursos para a continuidade do SOFTWARE LIVRE, na essência da sua criação.

orcamento_expresso_25-06_03
ENGEFROM ENGENHARIA.

Engº José Antonio Gonçalves .’.

COMPARTILHEM para disseminar como poderemos investir em EDUCAÇÃO no Brasil, sem gastar bilhões de reais em recursos, apenas ter boa-fé na gestão da coisa publica.

COMPARTILHEM!

Divulgação de como EDUCAR mais alunos, gastando menos, e com efetividade e ensino melhor, promovendo o interesse dos jovens alunos, desenvolvimento do raciocínio lógico, e no relacionamento social na educação escolar brasileira. Ajudem-nos a melhorar as condições da EDUCAÇÃO NO BRASIL.

OpenOFFICEmath free

OPENCALC software livre planilha de calculo concorre com o EXCEL

BRT METRO SUPERFICIE em Picaretópolis

cropped-logo-engefrom

Deixe um comentário